Promoción Verbo Subastas
Castells & Castells Banco Ciudad Subastas Arroyo

Biografía del Artista

 

Reuter, Almira 


 Almira Reuter – Memórias do Brasil

A exposição “Almira Reuter – Memórias do Brasil” é inédita, reúne 21 pinturas, em acrílica sobre tela que são apresentadas na Galeria de Arte Contemporânea Roberto Tibaldi em Roma na Itália. A curadoria é do galerista Roberto Tibaldi que já conhecia o trabalho da artista em suas andanças pelo Mato Grosso e teve a ideia de convidar Almira.  

Almira Reuter em sua pintura tem uma perspectiva aérea, uma visão muito especial através da qual sua paleta de cores ajuda a transmitir um efeito de profundidade entre as cores quentes e frias que aproximam e distanciam os objetos.  É uma pintora expressionista autodidata, mineira, nascida em Nanuque, criada entre a Bahia e Minas Gerais. Despontou na cena das artes em Cuiabá no Estado do Mato Grosso, onde destacou-se como uma das pintoras mais premiadas. O que indicava que o seu caminho era o caminho das artes. Contato com academia nunca teve, nem tão pouco estudou técnicas de pintura. Sua observação e reflexão sobre o cotidiano deram surgimento a uma linguagem original.

Começou com óleo sobre tela, optou pela acrílica, fez técnica mista, colagens, experimentou cerâmica, aquarela, criou objetos poéticos como baú, pipas e criou caixas com personagens feitos de pano. É pioneira na pintura sobre acetato, uma técnica muito sofisticada que reluz as pinceladas expressionistas da artista. É como se fosse uma aquarela sobre o tecido. Já experimentou inúmeros materiais como saco de estopa, seda, chitão, filó, barbante, aço, papel, metal, barro, tecido, também fez escultura, instalação e desde 2015 vem se dedicando a pintura digital – uma descoberta.


Houve um chamamento para Almira morar em Salvador. Chegou a morar na capital baiana nos anos 1960, mas só se descobriu artista nos 1980 em Cuiabá-Mato Grosso, onde viveu maior parte do tempo e conquistou reconhecimento nacional. Fixar moradia em Salvador não fazia parte dos seus planos, foi algo inesperado que surgiu porque a artista costuma ouvir a voz da intuição, uma marca de sua personalidade. Com a perda da irmã mais jovem veio para a capital baiana, onde resolveu fixar-se e reinventar-se.

Sua pintura é também a narrativa de sua vida, são contos poéticos de personagens universais que identificam sua digital artística. Uma arte que se manifesta ao refletir o seu universo interior e faz brotar inventividade. Autora de uma criação extremamente rica. A pintora cria seu próprio fazer e nesse caminho reinventa sua pintura.  O seu sentimento de pertencimento é reluzente em suas criações e ganham uma atmosfera de delicadeza que descarboniza o mundo. 

Em 2016 apresentou uma exposição individuou com o tema “A Via Sacra”, com elementos da cultura baiana e uma Verônica Afrodescendente no Palacete das Artes em Salvador, sob a curadoria do crítico de Arte César Romero.

Renata Rocha
Biógrafa e documentarista 

Promoción

Ayuda Términos y condiciones Privacidad Copyright

© Copyright 2022. Todos los derechos reservados para Estimarte

Powered by